Os Discos Pelotizadores foram concebidos para os trabalhos de pelotização, ou seja, a formação de pelotas regulares a partir de materiais pulverulentos ou materiais de grão fino,
em departamentos de ensaios, laboratórios minerais ou mesmo instalações para pequena produção.
Estes equipamentos são constituídos de um disco de pelotização de Ø 400 mm ou Ø 600 mm, que possui os movimentos de rotação variável continuamente e o movimento de alteração da sua inclinação até 60° relativo à vertical.
Durante a alimentação do material, que pode ser feita de forma discreta por simples despejo manual, ou de forma contínua, utilizando-se, por exemplo, um pequeno dosador do tipo calha vibratória, a carga de material despejado sobre o disco é transportada até a região mais elevada do disco e rola formando uma “cascata” uniforme próxima à metade inferior do mesmo.
Devido a posição inclinada do disco e ao movimento do material, as pelotas maiores são levadas por efeito da força centrífuga até a borda do disco, onde são despejadas continuamente, enquanto o prato estiver sendo carregado.
De acordo com o comportamento do material pode ser feita aspersão em um determinado ponto, de líquido necessário para a pelotização.
O movimento rotativo e a adição de umidade dão lugar à formação de pelotas. O tamanho das pelotas é determinado pela posição do prato, pela quantidade de líquido (umidade), posição de introdução do material e granulometria do material de carga.
Raspadores, de inclinação e posicionamento ajustáveis, limpam o fundo do prato, desprendendo material que tenha aderido.
Para mais informações consultar o catálogo do equipamento abaixo ou na página de Downloads.