Os Monitores ou Canhões Hidráulicos são equipamentos destinados ao trabalho de desmonte em barrancos, terraços aluvionares, lavras de minerais aluvionares, etc. Sua aplicação secundária é em instalações industriais contra incêndio, lavagem de pátio de indústrias petroquímicas, etc.
São fabricados nos diâmetros padrão de 2,5” e 4” e podem ser do tipo manual, requerendo operador para o seu posicionamento e fixação da direção desejado do jato ou automático, que dispensam o operador e executam automaticamente os movimentos horizontais e verticais.
Podem ser montados em esquis que permitem, com total estabilidade e facilidade, o deslocamento do equipamento para os mais diversos pontos da jazida.
Utilizam água em alta pressão e velocidade proveniente de bombas para produção de um jato sólido d’água com energia cinética suficiente para atingir longas distâncias e capacidade de desintegrar, quebrar e empolpar material mineral sólido.
O equipamento é composto de um corpo tubular dividido em duas partes que permitem os movimentos vertical e horizontal que combinados permitem dirigir o monitor para qualquer posição no espaço tridimensional.
O equipamento possui limitadores de posição como segurança e travas de bloqueio de posição.
Seus movimentos são obtidos através de juntas giratórias baseadas em conjuntos de rolamentos e sistemas de vedação permitindo operação com segurança dentro dos limites de pressão d’água.
O bocal do conjunto é uma peça única feita de polietileno de ultra alto peso molecular (UHMW) com um conjunto corretor de fluxo que auxilia na produção
de um fluxo de alta velocidade, porém laminar (na saída do bocal).
Para mais informações consultar o catálogo do equipamento abaixo ou na página de Downloads.