Os Moinhos de Discos ENGENDRAR são equipamentos utilizados para a obtenção do britamento livre. O mecanismo de livre britagem consiste na utilização da força centrifuga para afastamento dos fragmentos da zona de britagem.
A alimentação do moinho é feita por meio de uma bica de alimentação posicionada na tampa da carcaça com tampa frontal e articulável.
O moinho possui dois discos, um fixo e um móvel. O disco fixo é sustentado pela tampa articulável e possui um furo central e o disco móvel é fixado ao eixo central que é apoiado em mancais com buchas de bronze.
Quando a alimentação de material é realizada, este percorre o centro do disco fixo. Os discos possuem aletas ou ranhuras internas. Enquanto o material desloca-se para a extremidade das ranhuras, a altura delas diminui e a moagem do material ocorre por atrito entre o disco fixo e o móvel.
O acionamento do eixo é feito pelo sistema polia-correia. Nesse sistema, a polia móvel fica situada entre os mancais e o motor de 4 pólos e potência de 3 cv.
O material moído é descarregado por ação da força centrífuga em uma gaveta periférica, situada na parte inferior da carcaça.
Para regulagem da granulometria de material pode ser realizada com o avanço e recuo do eixo central.
Quanto mais apertado o eixo central, mais fino será o material moído.
Toda a carcaça, assim como a proteção e o motor, estão apoiados em uma base soldada formando uma peça única em vigas U. Já o motor possui um dispositivo para esticamento das correias e tal procedimento é feito manualmente.
Todo o moinho é fabricado em chapas de aço carbono, com exceção da base em aço carbono ASTM A-36 e os discos em aço manganês fundido.
Para mais informações consultar o catálogo do equipamento abaixo ou na página de Downloads.